domingo, abril 01, 2018

Há fósseis no seu quintal? Rochas à sua volta e nos mapas geológicos

Existem fósseis no seu quintal? Quer saber a idade das rochas que o rodeiam? Qual o nome da formação geológica no corte de estrada a caminho de casa?
A melhor forma é através da Carta Geológica que são mapas que mostram as rochas de uma determinada área. Em Portugal as cartas geológicas são editadas pelo LNEG-  Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Antes da política suicida de acabarmos com muitas instituições, algumas seculares, por termos "institutos a mais" as cartas eram editadas pelo antigo IGM- Instituto Geológico e Mineiro.

Carta Geológica de Portugal à escala 1/1 000 000, edição 2010 (Fonte: LNEG).
Há Cartas Geológicas de Portugal de várias escalas, sendo as principais:
Portugal, na escala de 1:50 000
Portugal, na escala de 1:200 000
Portugal, na escala de 1:500 000
Portugal, na escala de 1:1 000 000
Região Autónoma dos Açores
Região Autónoma da Madeira

As Cartas Geológicas de 1:50.000 cobrem quase todo o país e são as mais detalhadas.

Mas se não tiver acesso às Cartas Geológicas, não se preocupe, pois a maioria a informação e cartografia está disponível online no site GeoPortal do LNEG.

Exemplo de uma carta geológica 1:50000, neste caso a folha 19D. À esquerda estão representadas as áreas já cartografadas a esta escala em Portugal (fonte LNEG)
Segundo o próprio site "O geoPortal do LNEG é uma infra-estrutura de serviços integrados de suporte à gestão e visualização de dados espaciais, que visa disponibilizar, em ambiente web, a informação georreferenciada relacionada com as diferentes actividades do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.".

No site do GeoPortal coloque a coordenada geográfica ou procure no mapa onde está, escolha a carta que precisa (Geológica a 1:50.000 é uma das melhores) e tem aí a sua informação sobre a geologia do seu quintal. O equivalente global desta ferramenta é o OneGeology.

E já agora, se encontrar fósseis de vertebrados, contacte-nos: omateus@fct.unl.pt.


Sem comentários: