quinta-feira, janeiro 07, 2016

Espinossauros de Marrocos: estudo confirma a existência de duas espécies


O dinossauro predador Spinosaurus engolia peixes como os actuais pelicanos fazem. Esta é uma das conclusões de um estudo pela Universidade Nova de Lisboa. Ossos da mandíbula destes grandes dinossauros se alimentam de peixes conhecidos como espinossauros mostram que mandíbula destes animais abria lateralmente para melhor abranger a presa, de acordo com um artigo publicado na revista PLOS ONE, por Christophe Hendrickx e Octávio Mateus da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã, e Eric Buffetaut, de CNRS de Paris.
Two spinosaur species feeding of fish in the Kem Kem environment of Southeastern Morocco around 100 million years ago. Artwork by Sergey Krasovskiy (http://atrox1.deviantart.com/gallery/), advised by Christophe Hendrickx, Serjoscha Evers, Andrea Cau and Scott Hartman.
O estudo revela que o alargamento lateral da mandíbula inferior foi possível em Spinosaurus graças a uma articulação solta e móvel entre as partes esquerda e direita da mandíbula. "Os Spinosaurus eram animais piscívoros muito estranhos com um crânio semelhante ao de um crocodilo com um focinho longo e estreito e dentes cónicos", explicou Octávio Mateus. "Evidências diretas indicam que estes dinossauros eram comedores de peixe, e nosso estudo mostra, pela primeira vez, que eles eram capazes de engolir grandes presas, de uma forma semelhante como nossos pelicanos que vivem", acrescentou Hendrickx.
Os cientistas dizem que os ossos de vários crânios também mostram a presença de duas espécies de espinossauros no Cretácico de Marrocos, há cerca de cem milhões de anos atrás. A primeira espécie foi identificada pelos paleontólogos como Spinosaurus aegyptiacus, um dinossauro semi-aquático e um dos maiores predadores terrestres. "Esta linhagem de dinossauros predadores que levou ao Spinosaurus pode ser rastreada até ao período Jurássico, tendo, gradualmente, adaptado-se a um novo estilo de vida semi-aquático", disse Eric Buffetaut, um co-autor da publicação do CNRS em França.

Spinosaurus foi recentemente considerado como um animal quadrúpede com ossos densos e pernas curtas adaptadas à natação, com base em novos materiais fósseis da mesma região de Marrocos. Hendrickx e colegas, no entanto, mostram a presença de mais de uma espécie de espinossauros nesses depósitos e lançam dúvidas sobre a precisão da reconstrução de um Spinosaurus quadrúpede de pernas curtas, o que pode ter sido baseada em elementos de vários animais distintos. "Só a descoberta de fósseis adicionais de Marrocos poderá confirmar a nossa hipótese de a presença de mais de uma espécie de espinossauros no Cretácico Superior do Norte de África", concluiu Hendrickx.


Morphology of the upper jaw bone belonging to two species of spinosaurs. Reconstruction by Christophe Hendrickx.


Publication reference: Hendrickx, C., Mateus, O. and Buffetaut, E. 2016. Morphofunctional analysis of the quadrate of Spinosauridae (Dinosauria: Theropoda) and the presence of Spinosaurus and a second spinosaurine taxon in the Cenomanian of North Africa. PLOS ONE.
http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0144695


Supplementary information, including illustrations, are available at https://drive.google.com/open?id=0B2-1jKWHZywJeVZ5RjR2MVBFMXM

The Belgian paleontologist Dr. Christophe Hendrickx, leading author of the study. Photo taken by Octávio Mateus.



2 comentários:

Glimpses of Prehistory disse...

Muito interessante e informativo!

Glimpses of Prehistory disse...

Muito interessante e informativo!