terça-feira, abril 29, 2014

Doutorando Christophe Hendrickx a estudar terópodes

Christophe Hendrickx (FCT-UNL)
Um dos temas de investigação em paleontologia em Portugal tem sido os dinossauros terópodes. Em particular a evolução de dentes e ossos cranianos com dentes tem sido o tema de tese de Christophe Hendrickx. Nascido na Bélgica aos 4 de Maio de 1983, tem uma paixão por dinossauros e paleontologia de vertebrados desde criança. Para realizar seu sonho de se tornar um paleontólogo, ele fez uma licença de geologia da Universidade de Liège (Bélgica) durante 5 anos e mestrado em Paleobiologia da Universidade de Bristol (Inglaterra), antes de encontrar um projeto de pesquisa de doutorado sobre dinossauros na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Seu projeto de pesquisa consiste em compreender a evolução dos dentes e alguns ossos do crânio em dinossauros carnívoros (terópodes), o que o tem feito viajar para Argentina, Estados Unidos e Europa para visitar coleções. Ele participou de várias temporadas de escavação na França, Rússia e Portugal. É o autor do dinossauro Torvosaurus gurneyi.


PHD Topic: Evolution of teeth and feeding-related bones in non-avian theropods (started in 2010)

Website on Spinosauridae (in French): http://spinosauridae.fr.gd/




Hendrickx, C., Araújo, R. and Mateus, O. 2012. The nonavian theropod quadrate: systematic usefulness, major trends and phylogenetic morphometrics analysis. 72nd Annual Meeting Society of Vertebrate Paleontology, Raleigh, USA. (October 17-20, 2012), Program and Abstracts 110.
Christophe Hendrickx e Octávio Mateus (FCT-UNL)
Hendrickx, C. and Buffetaut, E. 2008. Functional interpretation of spinosaurid quadrates (Dinosauria: Theropoda) from the Mid-Cretaceous of Morocco. 56th Annual Symposium of Vertebrate Palaeontology and Comparative Anatomy. Dublin (September 2nd-6th 2008) 25–26.

Sem comentários: