sexta-feira, outubro 11, 2013

O estranho mundo da Welwitschia mirabilis, a planta do tempo do dinossauros

Welwitschia mirabilis de dimensões enormes, em Angola
Uma das principais curiosidades do Deserto do Namibe, no sul de Angola e norte da Namíbia, é a ocorrência de uma estranha planta chamada Welwitschia mirabilis. Trata-se de uma espécie relíquia do tempo dos dinossauros, e é única do teu tipo. É uma planta gnetófita sem verdadeiras flores, mas com um sistema vascular semelhante ao das angiospérmicas.

As welwitschias são conhecidas no registo fóssil do Cretácico Inferior do Brasil, ou seja antes da separação entre a América do Sul e África (que se deu completamente apenas no Cretácico superior). A Welwitschia é por isso um excelente exemplo de uma espécie-relíquia e argumento a favor tectónica de placas. Isto também mostra quão antigo é o deserto do Namibe, pelo menos desde o Cretácico superior, qual como tem vindo a ser demostrado pela nossa investigação em Angola.

Welwitschia mirabilis em estádio de crescimento inicial, em Angola
Na mitologia de Angola estas plantas são por vezes retratadas como carnívoras, o que obviamente não é verdade. Isso não impediu que marca de água tónica e de sapatos que usem o nome comercial Welwitschia.

Cada Welwitschia tem apenas duas única folhas e podem atingir vários metros de diâmetro. São dioicas (indivíduos do sexo feminino ou masculino, separadamente) .

O nome da planta foi dado em honra do botânico austríaco Friedrich Welwitsch que trabalhava para Portugal.



 

Fotos: O. Mateus

Sem comentários: