quinta-feira, outubro 03, 2013

Concreções... os falsos ovos


Com frequência, as concreções são confundidas com ovos de dinossauros, com ossos ou mesmo com plantas fósseis.

Uma concreção é uma rocha sedimentar formada pela precipitação de cimento mineral, normalmente calcário, dentro dos espaços entre os grãos de sedimentos. As concreções são frequentemente esféricas ou ovais embora também ocorrer formas irregulares, sobretudo como preenchimento de bioturbação.
Como a concreção é frequentemente mais dura que o sedimento em redor, a erosão diferencial faz com que, por vezes, resulte em esferas quase perfeitas que se destacam dos sedimentos.

Por vezes o processo que leva à concreção é induzido pela existência de uma matéria estranhas no seu centro, em ambientes com muito calcário disponível.
Devido à variedade de formas incomuns, tamanhos e composições, concreções foram erradamente interpretadas como ovos de dinossauro, animais e fósseis vegetais (chamados pseudofósseis ou falsos-fósseis). 
Se descobriu algo semelhante e quiser ter a certeza poderá deitar-lhe uma gotas de ácido clorídrico (também conhecido por ácido muriático e 'água forte', usado amiúde como produto de limpeza). Se reagir, isto é se produzir efervescência abundante, trata-se possivelmente de uma concreção.

Link wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Concretion


Sem comentários: