terça-feira, julho 15, 2008

Evolução: história e argumentos

Vai sair, em breve, um novo livro sobre evolução. A não perder!



Evolução: História e Argumentos


Esfera das Ciências / 3
200 pp

Formato: 16cm x 23,50cm
ISBN: 978-989-8025-55-5
Data de Publicação: Julho de 2008
PVP: 17,30 euros
Ed. Esfera do Caos
NAS LIVRARIAS: 15 DE JULHO


"Nada em Biologia faz sentido excepto à luz da evolução" (T. Dobzhansky, 1973). Se aceitarmos que esta afirmação é válida para a prática científica da Biologia, será então igualmente válido afirmar-se que nada no ensino da Biologia faz sentido excepto à luz da evolução. Acontece, porém, que estas afirmações não são consensuais fora dos contextos científico e académico. Podemos aliás colocá-las no cerne de uma complexa e já antiga polémica ― aquela que opõe os criacionis­tas aos evolucionistas.
Os livros da série «Fundamentos e Desafios do Evolucionismo», que a colecção «Esfera das Ciências» agora acolhe, querem contribuir para a clarificação e difusão do conhecimento sobre a evolução biológica, situando a análise das diversas questões que ele suscita no território que lhe é próprio: o da ciência e da filosofia da ciência.

Sobre o livro:
Como explicar que animais tão diferentes como a baleia e o morcego partilhem estruturas ósseas tão semelhantes? Que durante o desenvolvimento embrionário humano surjam estruturas semelhantes a guelras de peixes? Que todos os seres vivos apresentem o mesmo mecanismo de hereditariedade? Que nos últimos cinquenta anos tenham surgido bactérias resistentes a todos os antibióticos desenvolvidos pela indústria farmacêutica?
Em 1859, Charles Darwin publica A Origem das Espécies. Nesta obra monumental, de forma estruturada e consistente, lança os alicerces da biologia evolutiva. Para entendermos o sentido e o significado do mundo vivo, desde a bactéria até ao homem, precisamos de compreender os fenómenos que nele têm lugar e os mecanismos que os regem. O conhecimento da história evolutiva das espécies é crucial para compreendermos a unidade, a diversidade e o dinamismo dos seres vivos, assim como o passado e o presente da vida na Terra.
Os trabalhos que compõem este livro ― textos seminais inéditos e textos originais que abordam a história da teoria evolutiva e apresentam a contribuição de várias áreas científicas para o estudo da evolução ― constituem um contributo importante para que o leitor adquira as ferramentas adequadas à compreensão e descodificação de um dos maiores enigmas de todos os tempos: a vida.

Inclui textos inéditos de Charles Darwin e Alfred Wallace (Capítulo 1) e de Theodosius Dobzhansky (Capítulo 4). São documentos históricos e científicos de primeira grandeza, nunca antes publicados em Portugal.

Os Autores
:
Charles Darwin, Alfred Wallace, Carlos Almaça, Dora Batista, Theodosius Dobzhansky, Octávio Mateus, Nuno Ferrand, Helena Gonçalves, António Afonso, Pedro Patraquim, Élio Sucena, Maria M. Romeiras, Maria S. Pais, André Levy

Série Fundamentos e Desafios do Evolucionismo
Direcção Científica:
André Levy, Francisco Carrapiço, Helena Abreu, Marco Pina

Volume 1 Evolução: História e Argumentos
No prelo:
Volume 2 Evolução: Conceitos e Debates
Volume 3 Evolução Química e Origem da Vida
Volume 4 Origem e Evolução do Homem

As obras desta série são publicadas no âmbito de uma parceria com o CFCUL Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.



1 comentário:

Unknown disse...

maravilha!
devo dizer, Dr. Octávio, k este livro é muito acessivél e bem estruturado. na minha opinião, devia ter saído antes do "evolução e criacionismo".
estou ansiosa pelos k estão no prelo.
parabéns aos autores e aos colaboradores. ah! e aos colaboradores dos colaboradores...ricardo araújo e rui castanhinha.(ou revisores dos colaboradores?)
um bem haja.
lex